segunda-feira, 8 de junho de 2009

S4- The Lost Caverns of Tsojcanth

The Lost Caverns of Tsojcanth

The Lost Caverns of Tsojcanth foi um módulo de 64 páginas escrito por Gary Gygax e publicado em 1982, com o código "S4" (o último da série de módulos de torneio "Special"). Como seus antecessores vinha com dois livros ,mas desta vez, ao invés de um livro de ilustrações, apresentava um livro com a aventura em sí (32 páginas) e outro com monstros e ítens mágicos (também com 32 páginas).
Na edição 116 da revista Dungeon (2004), foi qualificado como a 22ª melhor aventura de todos os tempos.

História

Os aventureiros ouvem boatos que ao sul de Perrenland, nas Yatil Montains, um grande tesouro está escondido, e que já tomou a vida de muitos bravos que tentaram achá-lo. Trata-se de uma parte da imensa fortuna da arquimaga Iggwilv, ex-soberana de Perrenland, que supostamente morreu nas mãos do demônio Graz'zt, a quem ela aprisionara e impôs à servidão.
Muitos perigos e desafios esperam pelos bravos avenureiros que se arricarem a reclamar este grande tesouro!

The Lost Caverns of Tsojcanth - Módulos de D&D


Sobre a aventura:




Este módulo é uma revisão do " The Lost Caverns of Tsojconth", módulo escrito por Gary Gygax para a WinterCon V de 1976. Uma das dungeons de Robert Kuntz foi usada como base para certas partes deste módulo.
Metade da aventura se passa ao ar livre, enquanto a outra metade ocorre dentro de uma caverna.
Após muitos encontros,os heróis terão uma surpresa caso cheguem no tesouro principal Iggwilv: o "tesouro" dela é Drelzna, sua filha guerreira vampira!
A aventura em sí é difícil, considerando os padrões (altos!) de Gary Gygax.
Uma coisa muito bacana que tem no segundo livro (o de criaturas e novas magias) são ilustrações de diagramas mágicos, símbolos que servem para conjurar demônios e controlá-los.
Imaginem os pais de uma criança no começo dos anos 80 chegando no quarto e vendo o filho desenhando pentagramas com os amiguinhos?
Hoje não teria muito problema, já que as pessoas estão um pouco mais esclarecidas em relação ao jogo (e mesmo assim...), mas na época a aceitação não era muito fácil.
Este tipo de coisa seria banido depois, com a 2ed. Não é a toa que "demons" e "devils" viraram "tanar'ris" e "baatezus".

The Lost Caverns of Tsojcanth tem um evento com uma leve ligação com outro módulo, o WG 4-The Forgotten Temple of Tharizdun (1982).

Este módulo assim como seus antecessores da série "S" foram revisados e incluidos no super-módulo S1-4: Realms of Horror, que tenta com pouco sucesso ligar as quatro aventuras em uma campanha. Apesar de não ter sido muito bem sucedido, a raridade deste super-módulo faz com que ele atinja preços muito altos no mercado!



Em 2007, a Wizards of the Coast publicou para a edição 3.5 do D&D uma revisão desta aventura chamada Iggwilv's Legacy: The Lost Caverns of Tsojcanth como parte de uma série de três aventuras.

Como não poderia faltar, em 2004 a KenzerCo fez sua adaptação para o Hackmaster, sistema de jogo que ficou conhecido por causa dos quadrinhos dos Knights of the Dinner Table (Cavaleiros da Mesa de Jantar, que por sinal teve o número 1 -e acho que será o único, infelizmente- publicado pelo Devir a algum tempo). O módulo chama-se S4- Lost Caverns.




EXTRAS


No site Greyhawkonline, mais especificamente numa das seções de Alan "grodog" Grohe, existe uma série de textos incríveis sobre este módulo, com teorias muito bem embasadas sobre a história presente e passada. O site em sí já é excelente, vale a pena ao menos dar uma olhada. Garanto que não serão apenas os apaixonados por Greyahwk que adicionarão o site aos favoritos!

http://www.greyhawkonline.com/grodog/gh_s4.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário