terça-feira, 28 de maio de 2013

DMGR4- Monster Mythology



Monster Mythology (1992) é o quarto livro da série DMGR4 (Dungeon Master’s Guide Rules), escrito por Carl Sargent e ilustrado por Terry Dykstra (descontando as ilustrações reaproveitadas de outros produtos, prática comum da TSR nesta época).
Com o mesmo número de páginas de seus antecessores (128 páginas), DMGR4 trata das divindades que fogem da visão “humanocentrista” abordada em suplementos anteriores, como o Legends & Lore (1990). Desta vez, não apenas os elfos, anões e halflings têm suas divindades descritas, mas vários monstros como bugbears, gnolls, gigantes e dragões. O Complete The Book of Humamoids seria lançado apenas no ano seguinte, mas se tornaria um companheiro ideal para o DMGR4.



Além da história das divindades e de suas interações com os seguidores e entre si mesmas, temos atributos para suas representações mortais (os Avatares) e regras para clérigos das deidades.
Seguindo o mesmo esquema dos livros marrons de classe, presume-se que os jogadores usem regras de perícia, opcionais na 2ed mas tão presente em seus suplementos que se tornavam praticamente uma regra oficial. Apresenta-se as restrições, poderes e requerimentos necessários para se tornar um clérigo de cada deus.

As últimas 3 páginas do livro (Appendix 1 e 2) falam de como colocar esses avatares nas campanhas e um pouco sobre essas divindades em cada um dos cenários do D&D.

O livro retira material (literalmente, existem trechos com as mesmas palavras) do Deities & Demigods do AD&D 1ed (depois rebatizado como Legends & Lore, ainda na 1ed), acrescentando vários outros. É muito legal e inspirador ler sobre algumas destas divindades, e eu mesmo já fiz campanhas que giravam, por exemplo, em torno de Chronepsis, deus dracônico do julgamento, morte e destino. 

Creio ser muito difícil, e até mesmo indesejado, ter tantas divindades atuantes em um cenário ao mesmo tempo, mas o fato de ter tantas opções sempre é algo interessante para os DMs, que podem escolher, adaptar e até mesmo criar as relações entre as entidades divinas. Um ótimo livro, que como apontado por Shannon Appelcline (autor de Designers & Dragons ) na entrada deste produto no site D&D Classics, poderia ter feito parte do Livro do Mestre mesmo, se não fosse a questão de espaço.

3 comentários:

  1. Adquiri o livro há pouco tempo, e tive uma boa surpresa, imagina algo diferente. Muito boa resenha. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança!

    Os conteúdos que mais valem obter o livro são sem dúvida das divindades para deuses bem incomuns, como vampiros,beholders e ilithids.

    ResponderExcluir