quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Ilustrações Clássicas - Tysiln San e o Vale dos Magos

Voltando com explicações sobre imagens bacanas do D&D da TSR, achei meio sem querer essa aqui. Quer dizer, eu já conhecia  a imagem, possivelmente por causa do Spellfire, mas lendo as explicações da aventura no D&D Classics (DMs Guild, agora), me deparei com a explicação.

Artista:Roger Loveless
Nome*: Vale of the Mage
Cenário: Greyhawk



Tysiln San é uma drow foragida do Vault of the Drow, um lugar nem um pouco amistoso, como o nome sugere. Depois de muitas dificuldades e perigos, ela acaba se tornando protetora do vale. O elefante, por sinal, também serve pra proteger, e possivelmente ele é um dos dois elefantes encantados por um "Animal Friendship".
O vale fica encostado no "Barrier Peaks", o mesmo lugar que a aventura "Expedition to the Barrier Peaks".

Além da drow, temos elfos, elefantes, gnomes, corujas gigantes e um grande numero de criaturas. Torres de guardas, vigias e patrulhas são alguns dos empecilhos de tentar entrar no Vale.

Tysiln aparece pela primeira vez no livro Greyhawk Adventures.


* Muitas imagens não tem nome, ou mesmo, ganham nome após anos de publicação. Por isso, acho melhor colocar o nome do produto, ou um dos produtos, que a imagem aparece.

3 comentários:

  1. Essa arte é mais ou menos da mesma época do Mystara/Karameikos?

    Posso estar falando bobagem, mas acho que essa é uma época em que o estilo de arte do D&D era muito distinto de todo o resto. Depois ficou ainda mais refinado, mas acho que tem muita gente que considera esse um dos momentos mais altos da arte do D&D. Digo isso porque ao mexer com o Livro do Jogador da 5ª edição eu fiquei com a nítida impressão de estar vendo arte do tempo do Karameikos, e fiquei pensando que provavelmente eles intencionalmente tentaram homenagear essa época em que o D&D era muito querido pelos jogadores. Olhando essa arte do Greyhawk, achei o estilo mais parecido ainda com as da 5ª edição.

    Muitas coisas na 5ª edição relembram o tempo de ouro do D&D (ainda bem), mas é difícil saber onde é homenagem e onde é ideia nova. Eu acho que a arte do Livro do Jogador é pura homenagem, mas talvez tu vais saber isso melhor que eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem tanto . Karameikos surgiu no começo, e essa aventura, no fim dos anos 80. Mas acho sim, houve um resgate tb no estilo de desenho. nao vi o players, mas essas capas novas, me parecem ter um "Q" de antigo, porem, atulizado

      Excluir
    2. Não consegui sacar direito o estilo das capas, achei diferente de todos outros RPGs inclusive o próprio D&D, e achei que foi ficando mais diferente ainda nos livros seguintes. Mas a arte interna que eu achei muito inspirada em anos 80-90.

      Excluir